• Fabio Duarte

Um pouco mais sobre o Curso de Vinhos Divinoteca Módulo I

Atualizado: 7 de Jun de 2018


O Brasil é um país que consome pouco vinho. Aumentou muito ultimamente, eu sei, mas ainda longe de um número de médio consumidor. Aqui ainda muitos colocam certo “glamour” ao redor do vinho. Será que é mesmo? Eu digo que não. Na Europa com um consumo tão cotidiano, nem “regras” para as taças de cada tipo de vinho são levadas em conta na hora de servir usualmente. A coisa é mais do que informal. Mas por que aqui não?


No Brasil o consumo per capita é de 3 litros de vinho por ano. Em algumas regiões chega a 18 litros. Na França e Itália passa de 70 litros por ano.


Qual a dificuldade em se beber vinho aqui? Primeiro em escolher um que agrade o paladar, depois um que combine com a ocasião. Já leram o texto do aniversário de casamento?


O Brasil recebe vinhos do mundo todo, grande variedade, grandes diferenças e muita chance de acertar ou errar. Em vários países da Europa a população só consome o vinho da região, que já combina com sua culinária, ou seja, relativamente pouco a escolher e difícil de errar. Aqui temos o privilégio de poder provar diversas opções do mundo todo. Privilégio sim, mas precisamos estudar um pouco para saber como conectar os pontos.


Olá pessoal, quero deixar aqui o meu depoimento sobre o Curso de Introdução ao Mundo do Vinho - Módulo 1, que participei na Divinoteca e que foi fantástico, o Instrutor nos esclareceu diversas dúvidas e as degustações ao final de cada aula deixaram mais claro o que foi explicado. Parabéns ao Fabio e Bruno pela iniciativa. Já estou recomendando para meus amigos e não vejo a hora de participar do Módulo 2. Abraços - Pedro Lemes

Ainda importante lembrar os benefícios do consumo (moderado, claro!) do vinho. Podemos citar alguns:

· Prevenção de doenças cardiovasculares, aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, diminuindo assim as chances de infarto;

· Bebendo moderadamente por anos deixa mais lenta a degeneração da retina e previne riscos de cegueira.

· Os flavonoides encontrados na uva ajudam a acelerar o metabolismo, o que auxilia a perda de peso. Uma taça por dia no jantar te faz comer menos e dormir melhor. Claro, desde que não sejam vinhos doces. Mas pense bem...

· Além de acelerar o metabolismo, os flavonoides atuam na prevenção de doenças neurodegenerativas, como por exemplo a demência.


Existem diversos outros benefícios, mas não é a intenção deste texto. A real intenção é fazer com que cada um conheça mais desse fascinante mundo e assim consuma mais, para viver melhor e apreciar de bons momentos.


Quem nunca se sentiu perdido ao ver uma carta de vinho num restaurante?

Entrar numa loja ou mercado com centenas de rótulos e não saber por onde começar?

E ainda receber uma indicação de um vinho caro do sommelier da casa e não agradar?

Vinhos bons não são necessariamente os caros, vinhos bons são os que agradam nosso paladar.

E quando você quer presentear alguém com um bom vinho mas não sabe como?

Talvez ainda pode passar vergonha falando sobre os mitos do mundo do vinho.

Imagine um jantar romântico ou comemoração de algo importante com uma ótima refeição e um delicioso vinho harmonizando como pode tornar o momento bem mais especial?

Meu nome é Fábio Santos fiz o curso de Introdução ao mundo dos vinhos da Divinoteca e o curso é surreal, o conhecimento adquirido já estou colocando em prática, o Sommelier é bem atencioso e explica super bem, esse mundo dos vinhos é magnífico. Parabéns a Divinoteca vocês estão mudando minha vida pois eu nunca tinha bebido bebida alcoólica e o vinho é surreal. Há detalhe já estou fazendo o módulo 2 e estou amando. Fábio Santos

Montamos um curso que visa apresentar a todos de forma bem clara e descontraída um panorama geral do mundo do vinho, passando pelos processos de vinificação, países produtores, histórias diversas, dicas de harmonização e claro, degustações de bons vinhos.


Consegue imaginar escolhendo o vinho ideal para cada ocasião?

Saber fazer a leitura dos rótulos e do formato da garrafa?

Ainda caprichar na harmonização para aquele jantar especial?

Fugir de roubadas também é um aprendizado essencial!

Se já conhece e quer aprender mais, saber histórias e curiosidades pra ter mais conhecimento sobre esse prazeroso universo.



Nosso curso é dividido em 4 aulas de 2h cada sendo uma aula por semana. As aulas são ministradas por um professor e sommelier com mais de 20 anos de experiência que conduz os temas, responde dúvidas, sempre num tom bem agradável e didático.


No curso trabalhamos de forma a cada um sair confiante para escolher o vinho que mais agrade e para cada ocasião. E mais! Ao fim de cada aula temos degustação orientada de 3 vinhos com mais dicas de harmonizações!

O cronograma do curso é:

• 1ª aula: Introdução ao mundo do vinho.

- Tipos de uvas viníferas;

- Processos de produção dos vinhos e variações;

- Diferenças entre branco, tinto e rosé;

- Tipos de garrafas e rolhas;

- Defeitos dos vinhos;

• 2ª aula: Vinhos do velho mundo.

- Principais regiões da Europa: França, Itália, Portugal, Espanha, Alemanha.

• 3ª aula: Vinhos do novo mundo.

- Principais regiões: África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Brasil, Chile, Argentina, EUA e Uruguai.

• 4ª aula: Outros tipos de vinhos.

- Espumantes, Vinho do Porto e Vinhos de Sobremesa.


Todos os alunos recebem apostila e certificado de participação além de estarem habilitados para o Módulo II do Curso de Vinhos Divinoteca.

Montamos turmas desse Curso a cada 2 meses normalmente. Fique ligado em nossas redes sociais que informaremos sobre novas turmas. Temos poucas vagas por turma então sugiro agilidade na inscrição.


DRINK WINE!

367 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo