• Fabio Duarte

Mitos do mundo do vinho


Seja bem-vindo(a) ao blog da Divinoteca! Aqui falaremos sobre nossas vivências, curiosidades, novidades e tudo que seja relacionado ao mundo do vinho.

E na nossa primeira postagem falaremos sobre três grandes mitos do mundo do vinho: o vinho quanto mais velho, melhor? Vinho sem rolha é ruim? Quanto maior a cavidade do fundo da garrafa, melhor o vinho?


Vamos lá:

1) O vinho quanto mais velho, melhor? Depende.

O vinho depende de uma série de fatores para dizer se com o passar dos anos ficará melhor. O tipo da uva, o terroir (palavra francesa que representa o conjunto de características climáticas e de solo numa determinada região), corpo e acidez são fatores que vão determinar a longevidade do vinho.

Normalmente os vinhos mais complexos, mais encorpados, que passam por longos estágios em barricas na sua produção, tiveram condições ideais de clima e consequentemente, bem mais caros, são vinhos que podem ser de mais de 10 anos de guarda. Os vinhos mais baratos, de alta produção, são para consumo imediato.

Não guarde aquele vinho que você ganhou naquela festa de fim de ano da empresa por muito tempo ou vai tomar vinagre.


2) Vinho sem rolha é ruim? Mito

Os vinhos mais jovens e prontos para consumo não necessitam de rolha, sendo como excelente alternativa as tampas de rosca, chamadas de screw cap, ou as rolhas sintéticas. Além de baratear o custo do vinho (uma rolha de cortiça chega a encarecer de 1 a 4 dólares a garrafa), estas tampas tem por função indicar que o vinho está fresco, pronto para consumo e que quanto mais jovem melhor.

As rolhas de cortiças são essenciais para vinhos de guarda, pois sua estrutura permite que o vinho tenha uma micro-oxigenação, fazendo com que o vinho evolua com o tempo na garrafa.


3) Quanto maior a cavidade do fundo da garrafa, melhor o vinho? Mito

O formato da garrafa não tem nada a ver com a qualidade do vinho. Alguns dizem que pode ser para ajustar o volume da garrafa, ou pode ser para auxiliar no momento do serviço, mas nada tem a ver com qualidade do vinho.


Isso ai pessoal! Em breve mais novidades!

DRINK WINE!


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo