• Fabio Duarte

Curso de Vinhos Módulo 2 na Divinoteca


De tantas aulas e cursos que fazemos na vida, muitas são aquelas que terminam com um gosto de quero mais, não é? Isso por muitos motivos, entre eles o tema que nos agradou muito, professor que conseguiu nos despertar mais interesse pelo tema, desejo de aprofundar o assunto e tantos outros.


Organizamos com as nossas turmas do Módulo I um jantar harmonizado como aula prática de harmonização. A participação é facultativa, temos a aula normal, entrega de certificados e os interessados ficam por adesão. Entramos em contato com um buffet ou restaurante parceiro, fechamos um cardápio de entrada e prato principal e selecionamos dois vinhos para a ocasião. O primeiro vinho harmoniza com a entrada mas não com o prato principal. E o segundo vinho harmoniza com o prato principal mas não com a entrada. É impressionante o aprendizado na prática sobre o vinho “certo” versus o vinho “errado”. Uma percepção minha foi que o vinho “certo” para um prato “estragou” quando bebido com o outro. Mas o importante nesse caso é que, isso pode acontecer na sua casa, no seu jantar, num restaurante e os alunos que participam se encantam com a experiência.

Meu nome é José Antônio, tenho 54 anos e desde sempre (que eu me lembre é claro), gosto de beber vinho. Desde muito novo já bebia vinho, mas confesso que até a pouco tempo, não sabia beber e tampouco que vinho estava bebendo, somente avaliava o vinho pelo sabor e pelo momento, jamais me preocupei em saber qual era a uva ou com qual comida harmonizar, tudo extremamente empírico, e admito que nem sempre dava muito certo.
Por whatsapp recebi a informação de que a Divinoteca faria cursos de introdução ao mundo do vinho e de imediato me inscrevi, fiz o Módulo I e nesta semana finalizamos o Módulo II.
Foi uma verdadeira viagem pelo mundo dos vinhos, onde “visitamos”, através de alguns de seus vinhos e de informações, a Argentina, a Itália, o Chile, a França... cada país com as suas particularidades regionais e culturais, e é claro, o mesmo com os vinhos de cada lugar. Pude comparar vinhos da mesma uva mas de regiões e/ou países diferentes; aprendi o que é um “Terroir” e passei a entender as influências dele nos vinhos.
Hoje consigo identificar um vinho pelo rótulo e antes de abrir ter uma noção de combinará com o evento, seja informal ou formal, pois a harmonização é sempre fundamental.
Sabe aquela máxima: “quanto mais aprendo descubro que mais tenho a aprender”? É verdadeira também para os vinhos! Por isso pretendo participar de outros cursos e eventos de vinho.
José Antonio do Nascimento

Você gosta de vinho? Saiba que é um caminho sem volta aprender sobre o assunto. Você quer saber mais, beber mais e melhor, experimentar diferentes rótulos, avaliar cada detalhe, difundir o conhecimento, saber mais histórias e claro, descobrir mais variâncias que agradem seu paladar.

Organizamos um segundo curso sobre vinhos e esse tem um foco um pouco diferente. Pensamos em aprofundar o conhecimento em 4 principais países produtores de vinho no mundo mas também explorar ao máximo a análise sensorial de um vinho, com um toque de desafio numa degustação às cegas. Durante a degustação cada aluno irá aprender a pontuar um vinho da mesma forma que os grandes críticos mundiais (Robert Parker, Wine Enthusiast), atribuindo valores nas análises visual, olfativa e gustativa.

Cursos DIVINOTECA, objetivos, esclarecedores e educativos em um ambiente super agradável e descontraído. Cursos & Eventos com professor e profissionais qualificados assim como atendimento cortês dos proprietários Bruno & Fabio.
Sds., Ciro A. Bottecchia

São 4 aulas, cada uma sobre um país e ao fim a degustação às cegas de 3 vinhos. Você consegue descobrir qual uva de um vinho? Sabe a diferença entre um de entrada, um reserva e um gran reserva? E sobre como atribuir notas aos vinhos que prova?

O cronograma do curso é:

· 1ª aula: Chile - Vale Central (Curicó, Colchaga, Maipo e Rappel).

· 2ª Aula: Itália – Piemonte, Toscana, Puglia, Sicilia e Veneto.

· 3ª Aula: Argentina – Mendoza, Luján de Cuyo, Tupungato, Patagônia.

· 4ª Aula: França –Bordeaux, Borgonha, Provence, Rhône.


As aulas são uma vez por semana, duas horas cada, da mesma forma que o módulo I e todos ganham certificado também. E você topa uma degustação às cegas?


Os alunos da Divinoteca ganham preferência nas reservas para os eventos com vinícolas que organizamos. Faça parte de nossa lista preferencial! Não perca a próxima turma!


DRINK WINE!

164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo